Um Lead representa um potencial cliente que ainda não iniciou negociações, podendo ser um registro com o qual ainda não houve discussão sobre os produtos ou que não tenha viabilidade imediata. É necessário cadastrar esses registros, mesmo que não sejam clientes no momento, pois isso pode ser valioso no futuro, especialmente ao expandir sua rede. Manter esses registros é uma maneira estratégica de identificar possíveis clientes.
Para cadastrar um Lead pelo InMap Sales, primeiramente acesse o sales.
O primeiro ponto é visualizar a sua região de atuação. Para fazer isso, acesse o menu de mapa e ative a opção para ver as regiões de cobertura e caixas de atendimento. Isso ajudará você a entender se é possível atender o potencial cliente na sua localidade.
Também há uma barra de pesquisa que pode te ajudar. Ela serve para que você possa encontrar o endereço do potencial cliente de maneira mais fácil e rápida, tornando a identificação do local onde ele está localizado mais eficiente.
Após informar o endereço do potencial cliente, faça o seguinte: clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Verificar opções de Viabilidade. Em seguida, você terá duas opções, a primeira opção é verificar viabilidade por caixas de atendimento. A segunda opção é verificar se o endereço está na região de cobertura.
Quando tirar uma viabilidade por caixas de atendimento, verá apenas as caixas mais próximas da localização que você está fazendo o filtro. Depois, você pode usar a opção de medição no mapa para identificar qual caixa está mais próxima, considerando as ruas e a distância até o local que você está analisando. Isso facilita descobrir qual caixa de atendimento está mais próxima da área em questão.
Agora que você já tem todas as informações necessárias, é hora de criar o seu Lead. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Adicionar Registro e Adicionar Lead.
Existem algumas informações obrigatórias que você precisa fornecer para criar um Lead. O nome da pessoa é fundamental, assim como uma maneira de entrar em contato, como um e-mail ou número de telefone celular.
Além disso, existem outras informações importantes que, embora não sejam obrigatórias, são valiosas para acompanhar o desempenho no futuro. Essas informações adicionais incluem detalhes sobre as campanhas de marketing utilizadas e os canais de venda pelos quais o registro foi obtido. Isso ajuda a entender se o Lead veio de uma campanha específica e qual canal de venda foi eficaz na captura desse registro. Esses detalhes são muito úteis para avaliar o sucesso das estratégias de marketing e vendas ao longo do tempo.
Para saber como converter o Lead em prospecção, siga o passo a passo abaixo.
Como converter o meu Lead em prospecção e como criar uma negociação